Bancário, hoje vamos te explicar como você fica sabendo se a sua doença é considerada doença do trabalho ou doença comum.

>>> Confira aqui a lista de doenças consideradas ocupacionais por lei, para os bancários.

Doença do trabalho ou ocupacional é aquela causada pelo trabalho do bancário, seja pelas condições físicas em que o trabalho é realizado, ou seja pelas condições de organização e direção.

Por exemplo, tendinite para os caixas é uma doença causada pelas atividades de digitação constante.  Depressão recorrente pode ser uma doença causada pelas cobranças de meta, sendo que todo bancário possui sua meta, e esta às vezes pode ser considerada inatingível.

Doença comum é aquela causada por qualquer outra razão que não seja o
trabalho, como por exemplo a dengue, o Alzheimer, o AVC (acidente vascular
cerebral), e inúmeras outras doenças.

Existe uma legislação que define as doenças ocupacionais, e a lista das doenças consideradas ocupacionais para os bancários, encontra-se aqui.

O que acontece no INSS?

Caso o INSS faça o cruzamento desses dados e constate que se trata de doença ocupacional, e os direitos do trabalhador afastado devem ser preservados.

Descubra aqui quais são esses direitos.

Exemplo de causas para Doenças do Trabalho:

  • esforço repetitivo,
  • posturas ruins,
  • falta de treinamento para a função,
  • muitas horas seguidas na mesma atividade,
  • objetos de trabalho inadequados (cadeiras, mesas, telefones).

As doenças ocupacionais mais comuns para os bancários são principalmente as chamadas LER (lesão por esforço repetitivo) e as doenças e transtornos mentais, como a
depressão e ansiedade.

Elas são doenças silenciosas e de progressão lenta, portanto acabam desencadeando diagnósticos e tratamentos tardios.

Para saber se o seu problema de saúde que te impede de trabalho é ou não é
uma doença do trabalho, será preciso, então, verificar se foi o trabalho que você exercia, ou o modo como você exercia o trabalho, que gerou a sua doença.

Se ainda tiver dúvidas, fale conosco:

 

advogado em campo grande msPriscila Arraes Reino, Advogada com 20 anos de experiência em Campo Grande MS, atende todo o país. Sócia no Arraes & Centeno Advogados Associados. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário. contato: priscila@arraesadvogados.com.br ou clique aqui.

 

Advogada Previdenciária e Trabalhista

Formada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Inscrita na OAB/MS sob o nº17.183. Especialista em Direito Previdenciário, Direito do Trabalho e Direito Sindical. carolina@arraesadvogados.com.br