Como aproveitar o recesso para planejar a aposentadoria!

PLANEJAR APOSENTADORIA

O recesso é a melhor época do ano para fazer plano correto e surpreenda-se, pois esse também é o melhor momento para planejar a sua aposentadoria! Isso acontece porque nesse momento ocorre o recesso forense que está previsto em lei.

No país inteiro,  de 20 de dezembro a 07 de janeiro, a justiça inteira para. Isso quer dizer que, servidores, magistrados, todos param. E só são realizados os atos de extrema urgência, para garantir a vida e a liberdade.

Por isso, os escritórios de advocacia em todo o país também param durante o período de recesso forense.

Tenho certeza que você tenta colocar a vida em ordem próximo ao Réveillon, certo? Da mesa forma, faz planos de iniciar uma atividade física, ter uma vida mais saudável, explorar novos hobbys. No entanto, é preciso ficar atento, pois esse também é o melhor período para  realizar o seu planejamento de aposentadoria! Nesse post vamos explicar o porquê!

Clique no link abaixo assista ao vídeo exclusivo e receba o seu e-book para entender o passo a passo para o

Planejamento Previdenciário!

Nesse post você vai ver

  • Por que o recesso é o melhor momento para planejar sua aposentadoria?
  • O que é o planejamento de aposentadoria?
  • Passo a passo para fazer o planejamento previdenciário
  • Por que você precisa planejar a sua aposentadoria?

Quero aproveitar a oportunidade para convidar você a conhecer a advocacia digital! Através desse método inovador, você  pode conversar com profissionais qualificados e resolver os seus problemas jurídicos online, na segurança e comodidade do  lar. Quer saber como funciona? Só clicar aqui! 

Por que o recesso é o melhor momento para planejar a aposentadoria?

Como expliquei a cima,  é impossível entrar com o pedido de aposentadoria durante o recesso. Já que nesse momento só são realizados casos de extrema urgência. Por isso, esse período é essencial para você, que não deseja perder  tempo nem dinheiro, realizar a busca de informações e documentos essenciais para a sua aposentadoria.

Dessa forma, quando os trabalhos voltarem ao normal no início do ano você poderá procurar o auxílio do profissional especialista em direito previdenciário de sua confiança, tendo toda a documentação já reunida e organizada.

Assim, aproveite esse período de recesso  para fazer pesquisas em casa sobre documentos necessários para a sua aposentadoria.

  • Confira o CNIS – (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e verifique se falta alguma informação referente a salário de contribuição ou tempo de contribuição;
  • Solicite por e-mail os PPPS (Perfil Profissiográfico Previdenciário) nas empresas em que trabalhou exposto a agentes nocivos ou colocando a vida a risco;
  • Peça por e-mail também as declarações/certidões em órgãos públicos;
  • Reúna carnês de contribuição como contribuinte facultativo ou contribuinte individual;
  • Reúna contratos de prestação de serviços, ou de emprego, extrato analítico do FGTS, recibos de pagamento de salário etc.

Contudo, par que você entenda a importância dessa ação, deixa eu te contar o que é o planejamento previdenciário!

O que é o planejamento de aposentadoria?

O planejamento de aposentadoria é a sua oportunidade de receber o melhor benefício possível! Pois, através dele você descobre qual a melhor idade, regra previdenciário e cálculo mais vantajoso para a sua aposentadoria.

Contudo, deixa eu te explicar melhor! Antes da Reforma da Previdência as coisas eram mais simples! Pois, havia uma regra geral de aposentadoria. Algumas regras especiais para servidores públicos. E ainda a Aposentadoria Especial para aqueles trabalhadores que colocam a vida em risco. Ou trabalham expostos a agentes químicos, físicos ou biológicos.

Porém, as coisas eram mais claras. Assim, ao chegar no escritório de advocacia, o advogado identificava de primeira qual a situação. E logo indicava a modalidade de aposentadoria correspondente.

Porém, agora tudo mudou!

A Reforma da Previdência abriu diversas possibilidades que mudam de acordo com o caso. Por isso é preciso tempo para entender cada situação.

Por exemplo, antes da Reforma da Previdência um médico com 25 anos e profissão, se aposentava com aposentadoria integral independente da idade. Essa era a melhor opção pra esse profissional e pronto.

Saiba mais: Planejamento de aposentadoria para o médico

Porém hoje, esse mesmo médico pela regra da aposentadoria especial precisa ter no mínimo 60 anos para se aposentar. Sua aposentadoria não é mais integral nessa modalidade. O médico pode ainda se aposentar pela regra geral, com 62 anos de idade e converter o tempo de trabalho especial em tempo comum.

Outra possibilidade é utilizar uma das 5 regras de transição para determinar qual é a mais vantajosa para o seu caso!

Dependendo da escolha feita o valor do benefício de aposentadoria pode aumentar ou reduzir em até 40%. Por isso o planejamento previdenciário é tão valioso! E deve ser feito com calma e atenção para que nada passe despercebido!

Saiba mais: Planejamento de aposentadoria  especial

Assista ao vídeo e entenda melhor!

Passo a passo para planejar a sua aposentadoria!

Realizar o planejamento previdenciário não é uma tarefa fácil que se realiza do dia para a noite. Pelo contrário, é preciso ter tempo e o máximo de cuidado! Vou mostrar como funciona em 3 passos básicos!

1 – Histórico profissional

No histórico profissional, anotamos todas as profissões que você já realizou. Destacando se há algum tipo de tempo especial. Pois esse vale mais. Ou se é possível averbar tempo de trabalho, no caso dos servidores públicos. Cada atividade já realizada é anotada e analisada!

2 – Provas

Contudo, o próximo passo é ir atrás das provas para. Desse modo, nós buscamos a documentação junto às empresas ou locais de trabalho que comprovem o seu histórico de trabalho! Se há tempo especial, também buscamos toda a documentação necessária para provar que você atuou em uma profissão de risco.

Saiba mais: Planejamento de aposentadoria para servidor público!

3 – Prova real

Depois nós analisamos tudo que está em seu histórico profissional e que pode ser comprovado. Já que, o juiz só vai aceitar um tempo de trabalho  com toda a documentação regular!

4 – Cálculos

Em seguida inicia a fase mais difícil e emocionante. Nós realizamos todos os cálculos para saber qual a modalidade de aposentadoria é a melhor para você! Testamos aposentar você em todas modalidades possíveis, calculamos cada variação e entregamos a melhor opção dentro dos seus objetivos. Por exemplo, se você atua em uma profissão de risco, e deseja se aposentar e continuar trabalhando. Nós vamos estudar essa opção. Já que, nesse caso, muitas vezes é possível averbar o tempo especial em comum. Abrir mão da aposentadoria especial, e ainda assim, receber aposentadoria integral.

Mas esse foi só um exemplo, nós vamos calcular cada possibilidade de aposentadoria para que você saiba exatamente o que vai acontecer no momento da sua aposentadoria!

Também indicamos atitudes que podem ser feitas hoje para melhorar o seu benefício de aposentadoria no futuro!

5 – O que você recebe?

No final desse estudo você recebe um documento com todas as suas possibilidades de aposentadoria. E ainda a nossa indicação da melhor idade para se aposentar, e da modalidade de aposentadoria mais vantajosa para você! Para, assim, poder escolher com consciência o que fará na melhor fase da vida!

Leia também: Planeamento de aposentadoria  passo a passo 

Por que fazer o planejamento previdenciário?

Através do planejamento previdenciário você tem a oportunidade de ter segurança financeira na aposentadoria! Assim, você pode planejar a viagem dos sonhos, dar vida aquele velho projeto, financiar o estudo dos filhos ou netos. Ou fazer o que achar melhor!

Portanto, o importante é que você saberá exatamente o valor que irá receber todos os meses! E poderá se aposentar com o benefício mais vantajoso. Pois, conforme mostramos na postagem é fácil errar um pequeno detalhe que pode comprometer até 40% do seu benefício de aposentadoria.

Leia também: Planejamento de aposentadoria um caso concreto

Espero de verdade que essa postagem te ajude a conquistar a melhor aposentadoria! Caso tenha qualquer dúvida pode deixar nos comentários. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais!

Clique agora no botão abaixo se quiser conversar comigo sobre o seu planejamento de aposentadoria!

consulta ao dentista