Agora vamos ter que falar sobre um dos maiores problemas que os bancários podem enfrentar, ao estarem incapacitados para o trabalho. O Auxílio Doença indeferido.
Imagine que você pediu Auxílio Doença no INSS e foi indeferido, passou pela perícia médica e negaram o seu pedido desde o início, ou você pediu prorrogação e o INSS negou.
Por outro lado, você se encontra afastado do trabalho também por força dos atestados do seu médico que te acompanha e que te diz que você ainda não pode voltar ao trabalho.
Acontece que quando o INSS te dá alta, você deve levar a decisão até a empresa e passar pelo médico do trabalho.
Se você simplesmente não faz nada, pode perder o emprego, ser demitido por justa causa, por abandono de emprego.
Mas ao chegar na empresa para trabalhar, é encaminhado ao médico do trabalho, o que é obrigatório, e ele diz que você não está em condições de saúde para trabalhar. Portanto concorda com o seu médico pessoal.
A situação é muito mais comum do que você pode imaginar, afinal a medicina não é uma ciência exata.
Nesse caso você precisa ficar muito atento. Cada passo vai ser extremamente importante para sua garantia.
Primeiro conselho que te dou é que você pegue a sua via de conclusão que o médico do trabalho te forneceu, aquele documento que ele diz que você não está apto ao trabalho, e guarde uma cópia.
Este documento vai ser muito importante.
Com este documento você tem direito de exigir da empresa os seus salários, pois você está empregado, com carteira assinada, mas não lhe foi permitido voltar ao trabalho.
Este documento, que é a conclusão do médico da empresa, também vai servir para melhorar as suas provas num possível recurso no INSS ou na justiça.
Caberá a você decidir se vai recorrer da decisão do INSS no próprio INSS ou se vai procurar a justiça para entrar com ação contra o INSS.
A escolha é sua, e nós já falamos sobre isso. O que você não pode fazer, é deixar o seu direito morrer com o Auxílio Doença indeferido e com a negativa da empresa em te receber de volta ao trabalho.
Mas não esqueça! A sua saúde é muito importante, portanto não adianta forçar a barra para voltar ao trabalho, pedindo ao médico que te atende, te dar alta. Pior que ter um Auxílio Doença indeferido é retornar ao trabalho sem capacidade correndo o risco de ser demitido, ficando desamparado.
Se você está de fato incapacitado precisa recorrer da decisão do INSS na justiça ou no próprio INSS, e ainda, exigir do banco que pague os salários até que você esteja recebendo o seu benefício.
O que não vale é deixar para lá!
Priscila Arraes Reino – Advogada, Sócia no Arraes & Centeno Advogados. Especialista em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário.
Respostas de 9
Pois bem pedir 3 vezes axilio doenca ao o inss foi indeferido recorri a justicia foi indeferido tenho laudos dos médicos do plano da empresa que estou definitivamente sem condições de trabalhar .e o médico da empresa queria que eu voltasse para o trabalho nao aceitei .o que fazer
no final de 2018 ,em setembro e outubro eu tiver muitas dores nos joelho e no femo esquerdo ,fui ão medico fis alguns exames o medico me afastou do trabalho.a pedido do medico, eu comecei a fazer fisioterapia ,a empresa cotou o convenio passei para o sus ,entre o sus e particular eu fis 75 seções de fisioterapia ,a minha empresa não quis nem saber não respeito nem o afastamento meu pelo o inss.eu terei algumas cópia do processo do inss e vou entra com uma ação na justiça.
Lafaiete, bom dia!
Tome cuidado e contrate um especialista que entenda de Direito Trabalhista e Direito Previdenciário, pois você precisará que seus processos caminhem com os mesmos argumentos.
Precisando tirar dúvidas ou mesmo de um especialista, nos contate clicando aqui!
Abraços
A empresa em que trabalho diz faltar papéis do INSS para que eu volte.
Porém o INSS diz já ter me dado todas as documentações.
O que faço?
Boa tarde João,
Pelo visto o INSS te liberou para retornar ao trabalho e a empresa não.
Isso se chama LIMBO.
A empresa tem que te pagar os salários.
Fiz um vídeo sobre este assunto e espero te auxiliar, mas se ficar alguma dúvida, nos encaminhe em-mail: [email protected]
Limbo Previdenciário e Trabalhista
Meu irmão está deis de março recorrendo no INSS e todas vezes está dando indeferido, já nao sei mais o que fazer,e deis de março ele está sem receber um centavo,tinha perícia marcada para dia 04/08 mais o INSS não vai reabrir,o quedevi fazer,ele volta a trabalhar?
Tatiane, obrigada pelo contato.
Se não consegue o benefício, precisa procurar um advogado.
Muita gente está fazendo isso, entrando na justiça, já que encontra problemas na hora de obter o benefício no INSS.
Querendo, entre em contato conosco, nós atendemos o país todo!
[email protected]
Abraços!
Ola.tenho muitas dúvidas por nunca ter que entrar em inss.hoje me deparo com muito medo de ficar inválida é não ter um tempo de carteira assinada.trabalhei minha vida toda de fazer bicos por causa dos meus filhos não podia arrumar um emprego fixo.hoje trabalho numa empresa muito grande carteira assina tava tão bem até me aparecer uma doença que já operei é ainda não estou Boa sem receber há trás mese contas atrasada filhos pra sustentar .tou vivendo grassa a Deus com 447 reais. E remédio minha filha das bico pra comprar .são muito caros.o que tenho que fazer .me ajudem tou desesperada.